HISTÓRIA DO DOM BOSCO


A Escola Municipal Dom Bosco, localiza-se no perímetro urbano da cidade de
 Morrinhos - Goiás, situada à Rua Rio de Janeiro, esquina com a Major Evaristo Frauzino, S/N – Centro, próximo ao Setor São Francisco de Assis.

"Dom Bosco" foi o nome dado a esta escola em homenagem ao missionário padre italiano que realizou grandes obras em beneficio das crianças e jovens abandonados, fundada pela senhora Maria Barbosa Reis, no ano de 1946, ao 1º dia do mês de fevereiro, com verba doada pelo governo estadual.

Inicialmente esta Unidade Escolar funcionava com o nome de Escola Reunida Dom Bosco e contava com apenas duas salas de aulas, atendendo aproximadamente 100 alunos nos períodos matutino e vespertino.

As primeiras professoras a lecionarem neste estabelecimento foram: Maria Aparecida do Carmo e Rosa Maria da Silva.

No ano de 1959, foi construída mais uma sala de aula, ficando responsável pela escola a professora Rosita de Rezende.

Em 1961 foi nomeada a primeira diretora com função gratificada, a senhora Cleonice Rosa de Freitas, passando a escola a denominar-se Grupo Escolar Dom Bosco aos 24 dias do mês de agosto do mesmo ano, com a construção de mais uma sala de aula, uma secretaria e uma cantina.

Em 1963 o professor Valdomiro Martins Peixoto foi nomeado diretor, com a freqüência de mais ou menos 200 alunos.

De 1966 a 1970, passou a dirigir a escola a professora Valdeci Cândida da Silva, tendo como sua sucessora a professora Leonilia Luiza de Mendonça. Neste período a escola atendia alunos de 1ª a 3ª série.

Em 1973 assumiu a direção a professora Laila Hanum Borges tendo como equipe seis professores e quatro porteiros serventes.

Em 1974 é formada a primeira turma de 4ª série com 29 alunos, os quais 25 foram aprovados, tendo como professora Maria Celina Souza.
Ainda sob a direção da professora Laila Hanum Borges, em 1975 a 1980 foi denominada Escola Estadual de 1º Grau Dom Bosco.

De acordo com a Lei 8780, de 20 de janeiro de 1980, estabelece no Artigo 141 a nova denominação Escola Estadual Dom Bosco.

No dia 21 de setembro de 1984 assume a direção a professora Sueli Arantes de Souza Gomes.

Em 1985 a escola recebe ampliação com a construção de três salas de aulas e reforma nas dependências já existentes, calçamento de parte da área livre da escola.

No ano de 1993 a escola recebe nova reforma, ladrilhamento da área destinada a recreação e calçada na parte externa.

Com mudança de governo no ano de 1999, a escola passa a ser dirigida pela professora Jaqueline Ribeiro Fernandes.

Com a municipalização da escola no ano de 2000, a professora Sueli Arantes de Souza Gomes retorna ao cargo a convite do então Prefeito Municipal Joaquim Guilherme Barbosa de Souza.

Em 2005, na gestão do Prefeito Rogério Troncoso Chaves, a professora Maria de Fátima assume a direção da escola.

Em 2009, a convite do Prefeito Cleumar Gomes de Freitas, Sueli Arantes de Souza Gomes retoma novamente o cargo de diretora do dom Bosco.

Já em outubro de 2010, acontece um marco na história da Educação Municipal com as eleições para diretores e secretários das escolas municipais. A eleição na escola ocorreu de forma tranquila com a participação dos pais e funcionários.

Com isso, em janeiro de 2011 assumem a direção da escola a professora eleita Suedis Rosa Clemente juntamente com a secretária Simony Helena Fernandes Andrade Malvezzi.

Depois de 10 anos sem uma reforma, em março de 2011, a escola recebe uma reforma total do prédio, dando um novo passo em sua caminhada.

Tendo como tema ILUMINANDO CONHECIMENTOS, EDUCANDO COM AMOR,  a escola caminha em busca de um futuro melhor, de uma sociedade mais justa...